Sobre Nós

CENTRO DE ESTUDOS DE DANÇAS BRASILEIRAS

 

O Grupo Cupuaçu é uma associação que atua na criação, pesquisa e difusão de manifestações das culturas populares brasileiras. Nossa ação cultural sustenta-se em três eixos principais, que se complementam em tudo o que fazemos: o artístico, por meio de apresentações públicas de dança e de música; social, na condução de atividades junto às comunidades; e educativo, desenvolvendo oficinas e palestras temáticas para crianças, jovens e adultos.

Nossa matéria prima é a cultura popular, a espontaneidade das brincadeiras e dos brincantes, o Brasil e sua gente. Vemos com beleza o colorido das fitas e das flores, o brilho dos bordados, o encantamento dos gestos e os versos ritmados do cantador. É na diversidade cultural do povo brasileiro e na exuberância natural de nossa terra que buscamos força e inspiração para prosseguir fazendo festa, mesmo em um meio urbano agitado como São Paulo, cidade que ao mesmo tempo tolhe e acolhe.

Nosso meio de trabalho é a experiência, a vivência do ritual e de seu tempo, o respeito ao idoso e à criança. Gostamos de aprender ouvindo e fazendo; por isso, mantemos a oralidade como nosso principal veículo de transmissão de saberes sobre cantos, danças, toques e seus contextos originais. Aprendemos e ensinamos quando nos lançamos em atividades lúdicas e integrativas, que exigem a presença da pessoa inteira O tempo do fazer e do aprender respeita o ritmo de cada um; não buscamos a perfeição dos passos, mas a integridade (ou inteireza) e espontaneidade do brincante. Aquilo que sabemos, gostamos de compartilhar, e por isso difundimos nossas práticas dentro da comunidade, apresentamos espetáculos, realizamos oficinas arte-educativas e promovemos diversos eventos festivos.

Nossa finalidade é a comunhão, a celebração artística do ritual e dos ciclos da vida, a reciclagem de idéias. Buscamos sensibilizar as pessoas para a importância de valores como a simplicidade e a união em um mundo cada vez mais orientado para o consumo e o individualismo. Nossa finalidade é a beleza da arte popular, o encantamento que ela tem e seus segredos. Nos cabe seguir homenageando os mestres e continuar o legado por eles deixados às novas gerações.

O Grupo Cupuaçu é formado por pessoas de todas as idades, em sua maioria paulistas e maranhenses.

fundado em 1986
apoio: