"

Cacuriá de D. Teté e Rosa Reis

Sábado, 12 de Novembro · 19:00 – 22:00

Espaço Cachuera !
Monte Alegre, 1.094 – Perdizes . São Paulo
São Paulo, Brazil

R$:10,00 e R$:5,00 reiais meia entrada.

O Cacuriá de Dona Teté, considerado o grande divulgador da tradição maranhense do Cacuriá, estará no Espaço Cachuera! dia 12/11 (sábado). A partir das 19h será realizada uma vivência ministrada por alguns membros do Cacuriá de D. Teté; às 21h, a cantora Rosa Reis se apresenta com o grupo.

O Cacuriá une dança e música, com influências da Festa do Divino Espírito Santo. Em 1986 o grupo Laborarte decidiu montar um cacuriá e convidou a caixeira e rezadeira popular Almerice da Silva Santos, conhecida como Dona Teté, para desenvolverem, juntos, uma pesquisa que culminaria na criação do espetáculo Cacuriá de Dona Teté.

Durante o processo de criação do espetáculo o grupo buscou elementos característicos e originais da dança, identificando e expressando a teatralidade e a sensualidade latente desta brincadeira, explorando o ritmo e a letra das canções, criando então uma identidade que conquistou o público maranhense e de outras regiões.

O Cacuriá de D. Teté, hoje considerado a maior expressão dessa manifestação folclórica, tem 25 anos de existência, com um disco de vinil e três CDs gravados.

Dona Teté tem hoje 87 anos. Uma das grandes damas da cultura popular maranhense, foi responsável por tornar o Cacuriá um dos símbolos de nossa identidade cultural. É também caixeira do Divino Espírito Santo, reza ladainhas, é coreira de tambor de crioula e participa de espetáculos de teatro. É uma artista conhecida e respeitada nacionalmente. No ano de 2006 foi reconhecida por seus feitos na cultura popular maranhense com a premiação da Ordem do Mérito Cultural (Governo Federal/Ministério da Cultura).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *