Desde a sua formação, o Grupo Cupuaçu realiza ensaios com Mestre Tião Carvalho, onde pesquisa as danças populares brasileiras, em sua maioria manifestações oriundas do Maranhão e que compõem o repertório do Grupo.
Os ensaios acontecem às quintas-feiras das 20h às 23h, são encontros para manutenção deste repertório, e trocas de conhecimentos, onde mantemos o hábito de, dançar, cantar e tocar juntos, seguido de  reunião de planejamento.

No decorrer dos anos, o Cupuaçu já ocupou inúmeros espaços com  os ensaios, Teatro VentoForte, parceria esta com mais de 39 anos de história, Estúdio Laban, no Morro do Querosene e atualmente, no Ponto de Economia Solidária e Cultura do Butantã – Av. Corifeu de Azevedo Marques, 250.
Esses encontros são abertos,  ao público no geral, com  momentos de coreografias gerais e internos para encaminhar as demandas do Grupo.

Aproveitamos para convidar os interessado a procurar as oficinas que acontecem com Tião Carvalho, Graça Reis, Henrique Menezes e o núcleo jovem, para multiplicar os aprendizados.